Infraestrutura

Sede do PPGH

O Programa de Pós-Graduação em História possui uma sede cuja instalações abriga: uma sala de aula, um auditório, espaço para sala da secretaria, sala de coordenação, sala dos professores, sala de podcast, sala de convivência para os alunos, um centro de documentação, pesquisa e estudos, o CEDOC, o Labelu, o Centro de Pesquisas das Religiões, copa, cozinha e banheiros masculino, feminino e de cadeirantes.

O auditório, inteiramente renovado, está equipado para receber eventos de diversas naturezas, como seminários, conferências e defesas acadêmicas, contando com recursos que aprimoram a qualidade de som, imagem e conforto para os participantes. Já a sala destinada ao corpo docente foi dividida em setores separados por divisórias, proporcionando um ambiente adequado para orientação, pesquisa e organização das demandas do Programa, além de garantir a privacidade necessária para o atendimento individualizado aos estudantes.

Com o intuito de ampliar os meios de divulgação e interação, o PPGH dispõe de uma sala de produção para o Podcast “Sem Barreiras: Conversando com a História”, projetada para a gravação e a edição de conteúdo em áudio e vídeo com recursos técnicos de alta qualidade. Também foram requalificadas a sala da secretaria e coordenação e criadas uma sala de aula equipada e uma sala específica para uso dos estudantes, oferecendo espaços apropriados para estudo, trabalho em grupo e convivência. O Centro de Documentação e Pesquisa – CEDOC, recebeu um conjunto de estantes deslizantes facilitando a organização e a conservação do acervo, garantindo condições ideais de consulta e pesquisa. Além disso, dotamos o CEDOC de equipamentos de digitalização e de computação para acesso dos pesquisadores e das pesquisadoras.

Biblioteca Central Julieta Carteado – BCJC

Estudantes e professores do Mestrado em História podem dispor do Sistema Integrado de Bibliotecas da UEFS (SISBI), implantado em 31 de maio de 1976, como órgão suplementar da então Fundação Universidade de Feira de Santana, a Biblioteca Central funcionou, por 10 anos, em local adaptado. Apenas em 1986, mudou-se para prédio próprio. Em 1994, passa a se chamar Biblioteca Central Julieta Carteado – BCJC, em homenagem póstuma à sua primeira diretora, a bibliotecária Julieta Carteado Monteiro Lopes, que respondeu pelo cargo durante 12 anos. Em 31 de julho de 2019, um memorial foi inaugurado, em sua homenagem, na Biblioteca Central. A Biblioteca Central é uma unidade organizacional vinculada à Reitoria, diretamente subordinada ao Reitor. Trata-se de um órgão central executivo, responsável pelo planejamento e administração do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual de Feira de Santana – SISBI-UEFS.

Funcionamento:
Segunda à sexta-feira, das 7h30 às 22h45
Sábado, das 8h às 11h45 (funcionamento temporariamente suspenso aos sábados)

Localização:
Avenida Transnordestina, s/n, Campus da UEFS – Novo Horizonte 
Feira de Santana, Bahia. CEP: 44.036-900

Telefones: + 55 (75) 3161-8004 | (75) 3161-8006
E-mail: bcuefs@uefs.br
 

Museu Casa do Sertão

Inaugurado em 30 de junho de 1978, no campus da UEFS, o Museu Casa do Sertão tem como missão preservar e difundir a cultura sertaneja, ressaltando o cotidiano e a memória do homem do sertão, bem como de Feira de Santana e região. Incorporando o Centro de Estudos Feirenses e o Centro de Pesquisa e Documentação de Feira de Santana (CPDOFS), a instituição reúne um significativo acervo bibliográfico e documental, dentre o qual se destacam a Biblioteca Setorial Monsenhor Renato Galvão – com coleções de periódicos dos séculos XIX e XX e obras sobre a história local – e a Biblioteca Eurico Alves Boaventura, além de uma valiosa coleção de folhetos de cordel (coleção Franklin Maxado), peças iconográficas e fonográficas.

Com salas de pesquisa e leitura, o Museu abriga ainda uma discoteca de músicas sertanejas e desenvolve atividades de pesquisa histórica, socioeconômica e cultural, publicando inventários e materiais didáticos. Graças à expansão física realizada entre 1995 e 1996, foram criados espaços temáticos e especializados, fortalecendo o compromisso de salvaguardar o patrimônio cultural regional. Aberto diariamente em horário comercial, o Museu Casa do Sertão recebe visitantes, estudantes e pesquisadores, consolidando-se como um centro de referência para estudos sobre o semiárido baiano e para a valorização das raízes nordestinas. 

Site: https://mcs.uefs.br/

Localização:
Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Av. Transnordestina, BR-116, km 03, s/n – Novo Horizonte
Feira de Santana, Bahia. CEP: 44.036-900

Tel.: +55 (75) 3161.8750 / 8751 / 8752
E-mail: museucasadosertao@uefs.br 

Pular para o conteúdo