Grupos e Núcleos
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA- GEPENH
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História – GEPENH, tem por finalidade discutir temas pertinentes ao Ensino de História, Formação de Professores, memória e documentários. Buscamos analisar e refletir sobre a dinâmica social e a sua relação direta com o processo de formação e atuação profissional do professor historiador, buscando compreender o ensino de História no contexto dos acontecimentos vendo no seu ensino um papel relevante na superação da exclusão social, na construção da cidadania e na emancipação social e política dos sujeitos históricos.
Projetos em andamento: Projeto LUGAR e Universidade ponto Doc.
Coordenador: Prof. Dr. Carlos Augusto Lima Ferreira
E-mail: caugusto@uefs.br
GRUPO GÊNERO, CULTURA, PODER E TERRITÓRIOS
Esse grupo faz parte do do GT de Gênero da ANPUH-Ba e da Linha de Pesquisa Gênero, História, Cultura, tendo por objetivo propiciar discussão teórica e metodológica sobre Gênero, História, sexualidade e Relações de Poder. Cadastrado no CNPQ – GÊNERO, CULTURA, PODER E TERRITÓRIOS, propõe investigações de caráter interdisciplinar de temas relacionados à Gênero, cultura, poderes e territórios circunscritos à História do Brasil entre os séculos XVI ao Tempo Presente. Abrigando análises históricas e interdisciplinares das manifestações do poder e dos contrapoderes, articulando aos conceitos de território, classe, gênero, sexualidade, raça e etnia.
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Prazeres Sanches
E-mail: mapsanches@uefs.br
GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE GÊNERO NINA SIMONE
O Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Gênero Nina Simone é formado por pesquisadoras(es) e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de promover e aprofundar debates sobre gênero, sexualidade e etnia. Por meio de pesquisas acadêmicas, atividades de extensão e eventos formativos, o grupo visa estimular reflexões críticas e colaborar para a transformação social, valorizando a interdisciplinaridade e o compromisso com a promoção da equidade e da justiça social.
Coordenadora: Profa. Dra. Andréa da Rocha Rodrigues Pereira Barbosa
E-mail: arrpbarbosa@uefs.br
Instagram: @gruponinasimone
GRUPO DE PESQUISA CULTURA, EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E TERRITORIALIDADES POPULAÇÕES NEGRAS E INDÍGENAS NO BRASIL DOS SÉCULOS XX E XXI (NEABI)
O Grupo de Pesquisa está vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UEFS (NEABI/UEFS), que foi criado em maio de 2012. Reúne professores e discentes de graduação e pós-graduação que desenvolvem pesquisa sobre as populações afro-brasileiras e indígenas, educação antirracista e ações afirmativas. Possui as seguintes linhas de pesquisa: 1. Cidades, territorialidades, cultura, poder e sociabilidades; 2. Ações afirmativas, educação antirracista, ensino de história e filosofia; 3. Territorialidades, ativismo e resistências das populações afro-brasileiras e indígenas.
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Maria Carvalho dos Santos
E-mail: neabi.uefs@gmail.com
CENTRO DE PESQUISAS DA RELIGIÃO (CPR) PROF. JOÃO DIAS DE ARAÚJO- UEFS
Criado em 2000, o CPR reúne pesquisadores e estudiosos das diversas manifestações religiosas, que formam o cenário religioso brasileiro. Organiza-se em torno de duas grandes linhas de pesquisa: Antropologia da Religião e História das Religiões. Congregando professores, estudantes, funcionários da UEFS e pessoas da comunidade externa, o CPR reúne, sistematicamente, em encontros semanais, que objetivam a discussão de textos e os projetos pessoais de todos os participantes, os quais são lidos e comentados, visando à troca de ideias, a crítica e a contribuição qualitativa.
Coordenadora: Profa. Dra. Elizete da Silva
E-mail: cliosilva@uefs.br
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA (CEDOC)
O Centro de Documentação e Pesquisa – CEDOC foi criado por iniciativa dos professores do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da UEFS (DCHF) e regulamentado pela Resolução CONSEPE 15/2000 de 17 de março de 2000, tem por objetivo preservar e oferecer documentos textuais, orais e iconográficos inseridos no contexto geo-histórico da região de Feira de Santana. Sua criação também esteve fortemente vinculada à implantação do Programa de Pós-graduação em História da UEFS (stricto sensu). Este setor busca sanar a imensa dificuldade de acesso às fontes, um problema grave enfrentado por pesquisadores que se debruçam sobre a história do sertão do semiárido baiano. Frise-se que hoje o CEDOC é um dos mais importantes centros de preservação de memória de Feira de Santana e região, reunindo um rico acervo documental que desperta o interesse de pesquisas em diversas áreas, como História, Linguística, Letras e Direito, atendendo a estudantes de graduação e pós-graduação da UEFS e outras instituições de ensino, além de pesquisadores autônomos. Desde o ano de 2013 o Centro funciona nas instalações do prédio do Mestrado em História, no campus central da UEFS, onde possui salas para pesquisa, catalogação, guarda do acervo, digitalização, coordenação e administração.
Coordenação: Prof. Dr. Aldo José Morais Silva
E-mail: aldojose2@uefs.br
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Andréa da Rocha Rodrigues Barbosa
Coordenador de Pesquisa: Profa. Dra. Maria Aparecida Prazeres Sanches
Administrador: Luiz Cleber Moraes Freire
Site: www.cedoc.uefs.br
Tel: (75) 3161 8147
LABORATÓRIO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESQUERDA E DAS LUTAS SOCIAIS (LABELU)
O Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais (LABELU) foi criado no final de 2005 por um coletivo de pesquisadores(as) com o objetivo de formar, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), um grupo de pesquisa dedicado ao tema. Entre as principais metas do LABELU estão:
• Cadastrar as fontes de pesquisa disponibilizadas ao grupo, obtidas tanto por meio de trabalho empírico quanto pela doação voluntária de acervos relacionados ao assunto;
• Estabelecer intercâmbios com pesquisadores(as) de grupos congêneres;
• Promover debates coletivos sobre os textos produzidos pelos integrantes.
O LABELU reúne importantes acervos documentais, devidamente cadastrados e em fase de organização, entre os quais se destacam a documentação da Associação das Entidades de Feira de Santana (ADEFS), as coleções particulares de Gerinaldo Costa e Aristeu Nogueira e registros históricos do movimento estudantil da UEFS. Hoje, o grupo é reconhecido dentro e fora da UEFS pela seriedade com que persegue seus objetivos e pela relevância de seu trabalho na construção de conhecimento sobre a história das lutas sociais.
Coordenação: Profa. Dra. Larissa Penelu Bitencourt Pacheco
E-mail: lpbpacheco1@uefs.br
Instagram: @uefslabelu
NÚCLEO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA (NUHEB)
Em 2011 foi criado o Núcleo de História da Educação na Bahia (NUHEB), com duas linhas de pesquisa: 1) Formação de Professores, Práticas Educativas e Instituições Escolares na Bahia e 2) Memórias e Intelectuais da Educação. Alguns objetivos foram estabelecidos: desenvolver estudos teóricos sobre a produção existente em História da Educação; (re)construir memórias e histórias da educação na Bahia. Em função disto, surgiu o projeto: Histórias e memórias da Educação em tempos de ditadura (1930 a 1985). Um projeto interinstitucional envolvendo pesquisadores e alunos do NUHEB/UEFS e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, em Jacobina, e Campus VI, em Caetité.
Coordenador: Prof. Dr. José Augusto Ramos da Luz
E-mail: joseaugusto@uefs.br